Aprenda a gerenciar recursos jogando

25 Mar 2020 por Michael

A palavra "brincar" é aceita com prazer pelo cérebro humano, ao contrário disso a palavra "regras" já sofre uma resistência inconsciente ao ser ouvida. Num jogo essas duas palavras são usadas juntas e correspondem à Mecânica do Jogo.

Então podemos resumir a explicação do que é Mecânica de Jogo como sendo as regras operacionais para Brincar. O Dicionário do Google completa o conceito dizendo ser o "conjunto dos meios empregados para se atingir determinado fim."

Moeda de Troca Vermelha

O que devo saber sobre Mecânica de Jogo

Saiba, da Mecânica do Jogo, apenas o básico, mais que isso pode atrapalhar. Você tem que saber o mínimo para enriquecer sua experiência de jogo e se divertir cada vez mais. Deve entender o suficiente para responder à cinco perguntinhas básicas:


  1. Que tipo de jogo é esse?
  2. O que tem que fazer nele?
  3. O que acontece então?
  4. Qual meu objetivo no jogo?
  5. Como ganho?


Toda Mecânica de Jogo é atrelada incondicionalmente à temática do jogo, considerada o eixo organizador da experiência. A temática de Magic: The Gathering gira em torno de duelos entre poderosos magos com super magias. Já Pacman consiste em fugir com agilidade; Tetris desafia o jogador a realizar cálculos espaciais; no Xadrez, o objetivo é matar o rei movendo um exército com diferentes habilidades (movimentos). Assim a temática é o que explica a experiência do jogo de maneira ampla.


Gerenciar Recursos é a Mecânica do Card Game P21

O maior site referencial no assunto, o BoardGameGeek lista 51 mecânicas de jogos analógicos, mas se formos extremistas chegaremos a centenas. Nossa atenção será dada à mecânica Gerenciar Recursos.

Uma lista robusta de mecânicas de jogo são atribuídas ao Trading Card Game Propósito 21, incluindo regras independentes e específicas à cada card. Tudo isso dá margem à táticas complexas e escolhas difíceis a cada turno.

Mesmo com tantas variantes estratégicas, a mecânica de Gerenciar Recursos está presente em todos os momentos do jogo. Para fazer qualquer coisa no jogo você precisa primeiro gerar crédito, é o que você usa para pagar os custos. Cada card possui seu custo para ser usada, então você gera crédito quando percebe a necessidade de usar determinado card.


De onde vem o crédito?

Virar moeda para gerar crédito

O TCG Propósito21 possui cards específicos, denominados Moedas de Troca. Todas as moedas de troca do jogo geram crédito. Vire uma delas para adicionar um crédito ao seu montante de crédito.

Outros cards, como alguns Membros com a habilidade "Dinâmico", também podem gerar crédito. Esses cards terão algo descrito assim: "Adicione 1 crédito ao seu montante de créditos".

A cada rodada você recebe uma Moeda de Troca. Você pode acumular um total de 10 Moedas de Troca. A cada rodada você “vira”, gerando os créditos necessários para custear suas jogadas. Ao final de cada rodada suas Moedas de Troca voltam ao estado inicial para que possam ser usadas novamente.

Print and play

Quatro cards para Print and Play
40 cards em pdf do TCG Propósito21 para imprimir, recortar e jogar.

[grátis]

Botão para Print and Play

A metáfora da vida real

O ato de gerenciar recursos no jogo envolve um misto de sentimentos: satisfação, empolgação, ilusão, incapacidade, controle, impulsividade, medo e coragem.

Na vida real não é diferente, esse conjunto de emoções são aflorados a todo momento em que devemos tomar decisões que envolvem investir recursos escassos, tipo dinheiro e tempo. A diferença é que no jogo temos mais coragem de arriscar, pois o peso do erro é menor.

Essa é uma oportunidade que passa aos olhos dos jogadores sem ser notada, a oportunidade do treinamento. O treinamento é a condição mor no desenvolvimento de habilidades. É treinando que nos capacitamos para desenvolver atividades próximas à perfeição.

Aproveitar cada partida como se fosse um treino para a vida real é um benefício ao jogar o TCG P21. No jogo temos mais coragem e podemos arriscar mais.


Jogar e treinar a gestão de recursos

Jogar e treinar a gestão de recursos

Errar sem medo e assumir as consequências geradas a partir de uma decisão errada tomada no jogo, traz intimidade com o erro, consequentemente, tranquilidade para executar ações de resolução dos problemas na vida real.

Envolve a segurança interior na gestão do recurso. Significa que em determinadas situações vivenciadas no jogo, foi construída a crença de alcançar certo resultado.

A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica. Mas o cérebro foi exposto, no jogo, a consequências satisfatórias partindo de situações similares. Nesse momento foram criadas possibilidades reais de futuros desejados.

Te ajudar a implementar na vida real o que é aprendido no jogo é a missão do Trading Card Game Propósito21, conheça o jogo.

Banner para Print and Play
Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.