Como avaliar as Habilidades Socioemocionais dos funcionários

11 Set 2019 por Michael

As startups desenvolveram uma cultura organizacional própria, bem diferente do que se vê em empresas tradicionais. Quando se trata de recursos humanos, o destaque está na liberdade e valorização do ser humano como humano, que sorri, chora, briga e brinca, além de criar, errar e acertar.

Cultura organizacional startup

Ser criativo e tomar decisões, são as duas habilidades mais buscadas pelas empresas modernas. Essas duas habilidades mescladas formam o profissional ideal para qualquer atividade.

Não é comum ver profissionais com as duas habilidades altamente desenvolvidas, normalmente tende para um lado. A criatividade está intimamente relacionada a emoção, e ao que tudo indica, tomar uma decisão saudável, envolve maior carga racional. Certo?

Essa afirmação é alicerçada na literatura de autoajuda e liderança, mas contrária a ciência. A neurociência vem provar que a capacidade de tomar decisões fica comprometida quando a emoção é deixada de lado.

Partindo desse princípio, recomenda-se manter a atenção virada nos dois sentidos, desenvolvendo e avaliando além da cognição, as habilidades socioemocionais da equipe.


Troque a sinuca pelo TCG

Trading Card Game nas Startups

É super gostoso brincar de sinuca, totó e videogame. Nesse momento vai embora qualquer estresse, repondo a energia para retomar o trabalho, além de socializar, claro. Mas é só isso. Que tal ir além de socializar e desestressar?

Aí entram os jogos de raciocínio como ferramentas mágicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, capacitando – divertidamente – sua equipe para planejar ações, criar, trabalhar em equipe, desenvolver autoconfiança, resolver problemas e tomar decisões. Para tudo isso, você e seus funcionários acionam a cognição e principalmente suas emoções.

Brincar é bom, faz deixar de lado a pressão da vida real, porém, jogar faz vivenciar de forma intensa e comprometida uma emulação da vida real, sem perder o prazer e o caráter divertido do brincar.

Alguns jogos de raciocínio são enriquecidos com a metodologia RPG – Card Game, como é o caso do Propósito21 – Card Game, conheça o jogo, ele é a renderização vivenciada da realidade. Ter um objetivo, um propósito, planejar ações, gerenciar recursos, tomar decisões para atingir metas e agir limitado (ou não) por regras são apenas alguns exemplos do que é comum às experiências do RPG P21 e da realidade.


Entenda as Habilidades Socioemocionais e Cognitivas

Implementar o card game Propósito 21 dentro da sua startup, além de divertir e fomentar a socialização (principalmente entre gêneros, o que definitivamente não acontece na sinuca, totó e videogame), ativa e desenvolve habilidades socioemocionais: responsabilidade, controle da impulsividade, auto avaliação, autoconfiança e autoestima.

Em cada rodada de uma partida de P21 TCG é fundamental planejar ações, superar limites pessoais e aprender com os erros, isso aciona a cognição e as emoções.

Ler e interpretar regras, resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, cooperar, resolver conflitos, competir de forma saudável, melhorar a comunicação interpessoal, lidar com as emoções de ganhar ou perder, são também habilidades desenvolvidas com a implementação do card game Propósito 21.

Veja agora a tabela com todas as habilidades desenvolvidas jogando P21:

Tabela das habilidades avaliadas com o Trading Card Game Propósito21
Tabela das habilidades avaliadas com o Trading Card Game Propósito21 - MicAof 2020

Avalie seus funcionários metodologicamente

Além de ajudar no desenvolvimento das habilidades, P21 TCG é uma ótima ferramenta para avaliação, uma vez que permite controlar as condições emuladas, criando situações que exigem o acionamento natural de corpúsculos cognitivos e socioemocionais.

Não existe desenvolvimento sem avaliação. Avaliar é parte do processo e permite diagnosticar e pivotar. Essas ações fazem parte do Loop de Capacitação Ultramoderna.

Pensando nisso, a Propósito 21 desenvolveu uma metodologia de avaliação dessas habilidades por meio de Partidas Planilhadas.


O desenho da metodologia de avaliação

A magia começa ao desenhar o fluxo a ser gamificado, incluindo o objetivo da avaliação de acordo com as etapas do RH.

Define-se os perfis profissionais e as habilidades adequadas ao trabalho e as coloca na planilha da partida.

Em seguida deve-se pesquisar e tabular as médias de cada habilidade em pontos. Usar os atuais funcionários e/ou a média do mercado são boas estratégias.

A dinâmica deve ser guiada, por isso é importante especificar algumas situações desejadas e criar condições e regras paralelas que forcem os acontecimentos desejados.

Na Partida Planilhada é possível analisar e quantificar os acionamentos a partir das decisões que o Player toma, de como ele reage e da pontuação que acumula diante os desafios apresentados na experiência da partida.

Solicite uma demonstração do Trading Card Game P21

Três cartas demo do TCG P21
1. Por que implementar o P21 na minha startup?2. Entenda a metodologia3. Veja alguns resultados4. Cronograma implantação

[vídeo-demo]

Botão para solicitar demonstração do TCG P21

Um exemplo de Partida Planilhada

O suposto objetivo é recrutar um profissional para trabalhar no departamento financeiro. O fluxo foi então previamente definido como: criar orçamento financeiro para o próximo ano e definir indicadores e ações para controlar os tetos e metas ao longo dos meses.

As habilidades necessárias são: Ter atenção (Básica), Planejar e antecipar (Cognitiva), Lidar com emoções (Sociais), e Gerir recursos (emocionais).

Definimos os parâmetros desejados, média e meta, de acordo com históricos: interno e mercado. Para cada habilidade existe um parâmetro para avaliar o rendimento e gerar o score, veja na tabela do exemplo.

Tabela exemplo de Partida Planilhada para avaliar habilidades com Card Game P21
Tabela exemplo de Partida Planilhada para avaliar habilidades com Card Game P21 - MicAof 2020

Assim pode-se avaliar profissionais em qualquer etapa do RH, seja para recrutar, selecionar ou treinar.

Esses momentos são cruciais, se não for dada a devida atenção às competências comportamentais, formarão equipes com alta qualidade técnica, mas insuficientes para executar e gerar resultados.

Você sabia: Hoje no Brasil, 80% das contratações são baseadas na qualidade técnica, e 80% das demissões acontecem por causa do comportamento.

Somente conhecimentos conceituais não são suficientes para tomar decisões coerentes e gerar resultados de qualidade. Dar a devida atenção ao desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e, principalmente socioemocionais, no DNA das startups e empresas gerais, constituirão importantes ferramentas para alavancar as inovações necessárias aos novos desafios da humanidade.

Aproveite para conhecer mais sobre a nova estratégia em recursos humanos que as startups estão adorando implementar, o RPG em card game. Já temos resultados satisfatórios de aumento na produtividade das equipes.

Banner para solicitar demonstração do trading card game P21
Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.