Como desenvolver habilidades socioemocionais

02 Fev 2020 por Michael

O mundo clama por pessoas menos técnicas e robotizadas. Nosso relacionamento com equipamentos eletrônicos está cada dia melhor. Mas temos dificuldade para nos relacionar com outras pessoas e sermos humanos.

Videogame pessoas robotizadas

Nos relacionamos virtualmente com fotos e vídeos. Nos transformamos em máquinas de likes e medimos amor pela quantidade de seguidores.

O desafio do século XXI é valorizar o ser humano como humano, que sorri, chora, briga, brinca, erra e acerta, não apenas liga, tira, posta e curte.

Aprender a se relacionar com pessoas humanas está cada vez mais burocrático. Por isso devemos nos concentrar em desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais.


Substitua o videogame e as redes sociais pelo TCG

Jogando card game P21

É super gostoso brincar de videogame, totó, sinuca e baralho. Nesse momento vai embora qualquer estresse, repondo a energia para retomar os compromissos, além de socializar, claro. Mas é só isso. Que tal ir além de socializar e desestressar?

Aí entram os jogos de raciocínio como ferramentas mágicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, com capacitação – divertida – para planejar ações, criar, trabalhar em equipe, desenvolver autoconfiança, resolver problemas e tomar decisões. Para tudo isso, é acionada a cognição e principalmente as emoções.

Brincar é bom, faz deixar de lado a pressão da vida real, porém, jogar faz vivenciar de forma intensa e comprometida uma emulação da vida real, sem perder o prazer e o caráter divertido do brincar.

Alguns jogos de raciocínio são enriquecidos com a metodologia RPG em Card Game, como é o caso do Card Game Propósito21, conheça o jogo, ele é a renderização vivenciada da realidade. Ter um objetivo, um propósito, planejar ações, gerenciar recursos, tomar decisões para atingir metas e agir limitado (ou não) por regras são apenas alguns exemplos do que é comum na experiência do RPG P21 e da realidade.


Entenda as Habilidades Socioemocionais e Cognitivas

Começar a jogar o card game Propósito21 com seus amigos e familiares, além de se divertir e fomentar a socialização (principalmente entre gêneros, o que definitivamente não acontece no videogame, totó e sinuca), ativa e desenvolve habilidades socioemocionais: responsabilidade, controle da impulsividade, auto avaliação, autoconfiança e autoestima.

Em cada rodada de uma partida de P21 TCG é fundamental planejar ações, superar limites pessoais e aprender com os erros, isso aciona a cognição e as emoções.

Ler e interpretar regras, resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, cooperar, resolver conflitos, competir de forma saudável, melhorar a comunicação interpessoal, lidar com as emoções de ganhar ou perder, são também habilidades desenvolvidas ao jogar o card game Propósito 21.

Veja agora a tabela com todas as habilidades desenvolvidas jogando P21:

Tabela das habilidades desenvolvidas com o Trading Card Game Propósito21
Tabela das habilidades desenvolvidas com o Trading Card Game Propósito21 - MicAof 2020

Aprenda a desaprender, conhecer, conviver, trabalhar e ser

Demasiados conhecimentos técnicos e conceituais não são suficientes para tomar decisões coerentes a fim de desaprender, conviver, trabalhar e ser.

Dar a devida atenção ao desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e, principalmente socioemocionais, no DNA da sociedade, constituirão importantes ferramentas para alavancar as soluções necessárias aos novos desafios da humanidade.

Propósito21 é um jogo de cartas colecionáveis e evolutivas, conhecido pela sigla P21. Um jogo de estratégia no qual os participantes criam baralhos de jogo personalizados, combinando estrategicamente suas cartas à seus objetivos.

P21 criou uma nova estratégia de desenvolvimento humano baseada no RPG em card game. Aproveite para conhecer mais, já temos resultados surpreendentes de humanos sendo mais humanos.

Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.