Como surgiu o Card Game Propósito21

08 Dez 2019 por Michael

"Vou criar meu próprio Trading Card Game, com minhas regras. Serei campeão dos torneios e o melhor do ranking. Brincadeirinha, pois nem assim eu consegui" :(

O verdadeiro motivo foi reduzir a carga de fantasia que infantiliza os TCGs. Propósito21 vem com apelo realístico focado na criação de futuros imaginários.

Michael Alexsander criador do TCG P21

O que é Propósito21

Propósito 21 é um jogo de cartas colecionáveis e evolutivas, conhecido pela sigla P21. Um jogo de estratégia no qual os participantes criam baralhos de jogo personalizados, combinando estrategicamente suas cartas à seus objetivos e propósitos reais de vida.

Propósito 21 TCG apresenta ao mundo o conceito moderno de cartas colecionáveis que produzem evolução (evolutivas), inspirado na mecânica mesclada e facilitada de jogos como, Magic: The Gathering, Pokémon TCG e Yu-Gi-Oh! TCG.


A origem do TCG Propósito 21

Amante de RPG em cartas, eu (Michael Alexsander) comecei aos 12 anos de idade a jogar Magic: The Gathering, no ano de 1996, um ano após o jogo ter chegado ao Brasil (1995) e três anos após o jogo ser criado (1993).

Como já era de se esperar, o hobby foi abandonado dois anos depois, visto que o valor investido estava fora do meu orçamento.

Mais de 100% da minha mesada acrescido de seguidos pedidos de verba extra aos meus pais, ainda estendendo os pedidos de dinheiro aos meus avós e padrinhos, não foram o suficiente para manter um deck competitivo. Nem mesmo a troca de cards que rolava entre os amigos foi capaz de manter um deck minimamente atualizado.


Novo investimento em Magic: The Gathering

Anos depois, já economicamente independente dos pais, aos 20 anos, voltei a me entregar ao hobby. Nessa época acumulei caixas gigantes de cartas. Elas ocupavam dois lados inteiros do maleiro no guarda roupas.

Mesmo de posse de diversos cards raros e vários decks caros, algo me incomodava. Não eram apenas as seguidas derrotas consecutivas - a propósito - eu sempre joguei muito mal. Ainda existia algo que me desagradava profundamente no jogo, mas não identifiquei imediatamente.


Yu-Gi-Oh! TCG ou Pokémon TCG

Yu-Gi-Oh! ou Propósito21

Decidi então partir para outros Trading Card Games, tentei Yu-Gi-Oh! TCG. O fracasso se repetiu, seguidas derrotas consecutivas, eliminações em fase de classificação nos torneios, baixa posição nos rankings e, aquela mesma insatisfação, não identificada, persistia.

Foi a vez de tentar a terceira e última opção, o Pokémon TCG. Como já esperado, não gostei e a mesma insatisfação aumentava.

Já decidido a não testar nenhum outro Card Game, quase voltando ao Magic, já que havia sido o mais agradável dentre os jogados, tive uma brilhante ideia.


Vou criar meu próprio Trading Card Game

Brilhante nada, rsrs... Qualquer louco teria a mesma ideia antes de se entregar ao menos pior. Assim foi criado o Propósito21 TCG.

O objetivo era ser campeão de torneios, para ser o melhor do ranking. Existiam grandes chances disso acontecer, já que eu seria o criador das regras. Será que aconteceu?

"Cara, eu era tão ruim, que não consegui vencer um torneio do meu próprio TCG. Eu criei as regras, a mecânica, os cards... e ainda assim, perdia várias partidas." (emoji triste)

A jornada foi longa, anos foram investidos na criação do MVP (Minimum Viable Product). Eu deveria ter lido o livro de Eric Ries (The Lean Startup) antes de encarar essa empreitada. Foram três anos de criação, focando tempo e energia demais no lançamento do produto inicial.

Perdi muito tempo e dinheiro criando um card game que o público alvo classificou como “Fraca cópia de Magic, repetitivo”. Quero que gravem a palavra “repetitivo”.

A energia, entenda como tempo e dinheiro, estavam nesse momento, esgotados. Um tempo para a recuperação foi necessário.

Alguns meses depois retomei o projeto, dessa vez instruído com a metodologia Lean Startup. O primeiro MVP após o retorno foi focado em testar a mecânica do jogo, que inclusive, foi toda modificada.


Não somos mais uma cópia de Magic

Magic TCG ou Propósito21 TCG

Conseguimos resolver? Não! Chorei com o resultado pós teste de aceitação do mercado. O retorno do público alvo foi: “Fraca cópia de outros TCGs, repetitivo”.

Dessa vez ainda tínhamos uma vantagem, a energia não foi esgotada. Partimos imediatamente para a análise das informações coletadas nos testes.

Descobrimos um padrão de insatisfação recorrente do público alvo: a alta carga de fantasia que infantiliza o produto. Isso se repetia em todos os TCGs populares.

Estava claro, agora, o que era repetitivo”, o dna das histórias e dos personagens de outros mundos. A mecânica poderia ser a mesma de Magic, o público não reclamou por isso.


Descobri minha insatisfação em jogar Magic, Yu-Gi-Oh! e Pokémon TCG

Demorou anos, mais de uma década, para eu perceber qual era aquela característica dos TCGs populares que me incomodava profundamente: o excesso de monstros e a falta de humanos.

Voltamos com a mecânica de Magic, tornando-a mais fácil e moderna, e aprendemos então, a maior característica que Propósito21 TCG carrega até hoje em seu dna: O apelo realístico com foco na criação de futuros imaginários.

Vale ressaltar que os três TCGs populares supracitados são jogos fantasiosos, que introduzem Monstros, Elfos, Duendes e Super Heróis nas histórias. Já Propósito21 é um simulador de realidade futura, com grande carga educacional e preparação para a vida.

Essa história não acaba aqui, fui criticado por desenvolver um TCG sem que a história transcorresse num mundo fantasioso, veja aqui minha resposta aos críticos.

Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.