O que é um Meetup e como fazer diferente para inovar

25 Jun 2019 por Michael

“Angariar Networking discutindo empreendedorismo enquanto se diverte?” “Sim! Meetup!”

Não há melhor frase que defina um meetup. Um encontro informal em que as pessoas comem, bebem, conversam de pé, e andam de um lado para o outro fazendo networking. A ideia vem do Vale do Silício, onde fazem meetup como se fossem happy-hour's.

Meetup Startup

Como funciona um Meetup

A efetividade dessa prática está, justamente, na maneira como é conduzida... sem condução, rsrsrs... É isso mesmo, são eventos pequenos, sem grande pompa, todos ficam descontraídos, vestidos informalmente.

Não existem palestras nos meetups, somente pessoas reunidas para angariar networking, discutir atualidades, negócios, empreendedorismo e, também, se divertirem.

Vários objetivos podem ser alcançados em eventos desse tipo, encontrar um possível sócio para aquela ideia ou projeto engavetado, encontrar profissionais qualificados para determinadas áreas de sua empresa/startup.

Post Meetup

Em momentos de descontração, sem efeitos da pressão das avaliações formais, as pessoas tendem a se mostrarem como verdadeiramente são, e isso conta pontos para conhecer boas pessoas. A recíproca é verdadeira, o mesmo vale para pessoas disponíveis no mercado procurarem empresas e startups interessantes.

O ambiente informal é muito mais convidativo que o de eventos corporativos, por isso, ao organizar esse tipo de pequeno evento, despretensioso, a surpresa pode ser enorme.

Você convidará 100 pessoas, achando que apenas 10 ou 20 comparecerão, quando assustar, mais da metade dos convidados chegarão antes do horários previsto, rsrs... pode acreditar.


Aproveite o Meetup

Ande bastante, ande muito mesmo, passeie pelo ambiente olhando nos olhos das pessoas.

Fazer panelinha com pessoas que você já conhece, além de não ser positivo, conta como ponto negativo nesse tipo de evento, sendo mais sincero, chega a ser feio. Diminuirá suas chances de fazer seu networking crescer, e ainda corre o risco de perder contatos em sua rede.

Happy Hour Meetup

Contatos são sempre importantes para qualquer pessoa, afinal você não está isento de necessitar de emprego, sócios, parceiros, entre outros. Aquela pessoa que acrescentará valor à sua vida e fortes emoções ao seu dia está do outro lado da sala somente esperando pra entrar na sua rede.

Investidores locais, aceleradoras, incubadoras e mentores também vão aos meetups. Só que nesse ambiente, não existe a pressão da avaliação ou de ser ignorado por alguém: essas instituições estão ali para conhecer empreendedores, o empreendedor deve estar atento para conhecer essas instituições, além de outros empreendedores.

Sem formalidades, sem regras, sem expectativas. Mesmo com tamanha informalidade, esteja munido, esteja com um tablete ou smartphone engatilhado com seu pitch, porque tudo leva a crer que canais de comunicação serão facilmente abertos dessa forma.

Implemente o Trading Card Game P21 no seu Meetup

Motivo 1 - Tomada de decisão

O jogo se trata de tomar decisões o tempo todo, sabemos que tomar decisões pode e deve ser treinado todos os dias. Além, claro, de desenvolver habilidades empreendedoras ao jogar.

Motivo 2 - Diversão criativa

Por quê PS4, Xbox, sinuca, ping-poing, totó e truco?​ Porque a diversão descansa a mente e aguça a criatividade!​ Então por quê não se divertir de forma já criativa?

Motivo 3 - Torneio de Startups

Instigar a competição tem como consequência a preparação e a capacitação. Então por quê não? Torneios internos dentro da empresa e externos, entre as empresas.

"As Startups vão adorar isso, com ranking e divulgação. Imaginem os torneios em meetups, vai sair faísca." - Michael, CEO P21

Conheça o Trading Card Game P21 que está revolucionando a forma de fazer meetup.

Solicite uma demonstração do Trading Card Game P21

Três cartas demo de P21
1. Por que implementar o P21 na minha startup?2. Entenda a metodologia3. Veja alguns resultados4. Cronograma implantação

[vídeo-demo]

Botão para solicitar demonstração do TCG P21

Faça diferente seu próprio Meetup

Esse tipo de evento pode e deve ser feitos por qualquer pessoa. Encontre os empreendedores e pessoas influentes na sua região e convide-os para organizar um meetup com você.

Tente conseguir apoio de entidades e incubadoras locais, e assim o evento chegará ao conhecimento de mais pessoas interessadas.

Não cobre ingressos e nem invista rios de dinheiro, conte com a ações de auto-organização, coparticipação e contribuições mutuas. Engaje sua comunidade para contribuir para o amadurecimento do cenário local, isso fará o mindset crescer exponencialmente.

Implemente o TCG P21 em seu meetup, vou te ajudar a organizar junto com você, pode me chamar no WhatsApp ou mandar sua mensagem aqui.

Boa sorte, bons negócios e sucesso!

Meetup no Propósito21

Temos o Card "Meetup" no TCG Propósito 21, ele pertence ao deck vermelho, é o card número 008 do total de 084 da coleção StartSe de 2017, desenvolvido por MicAof. É o tipo de card Informação, com raridade Comum. Possui custo para ser implementada de um crédito vermelho mais dois créditos quaisquer. Veja suas habilidades, além do texto ilustrativo na caixa de texto do próprio card.

Aconselho implementar a prática na vida real e no jogo. Acumulará pontos positivos e grandes resultados lhe aguardam. Divirta-se na caminhada, pois a vitória é certa!

Card Meetup do deck vermelho de P21 tcg
Banner para solicitar demonstração do trading card game
Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.