O que é P21, saiba tudo sobre o TCG Propósito21

11 Ago 2019 por Michael

Um jogo de estratégia em que os participantes criam baralhos de jogo personalizados, combinando estrategicamente suas cartas à seus objetivos e propósitos reais de vida.

Propósito21 TCG apresenta ao mundo o conceito moderno de cartas colecionáveis que produzem evolução (evolutivas), inspirado na mecânica mesclada e facilitada de jogos como, Magic: The Gathering, Pokémon TCG e Yu-Gi-Oh! TCG.

Cards Propósito21

É um jogo de cartas colecionáveis e evolutivas, conhecido pela sigla P21, Propósito21 Trading Card Games. Um jogo de estratégia no qual os participantes criam baralhos de jogo personalizados, combinando estrategicamente suas cartas à seus objetivos.

Propósito21 TCG apresenta ao mundo o conceito moderno de cartas colecionáveis que produzem evolução (evolutivas), inspirado na mecânica mesclada e facilitada de jogos como, Magic: The Gathering, Pokémon TCG e Yu-Gi-Oh! TCG.

Vale ressaltar que os citados acima são jogos fantasiosos, já Propósito21 é um simulador de realidade futura, com grande carga educacional e preparação para a vida.


Propósito21 surgiu para sanar insatisfação vista no TCG popular

Joguei durante anos os três TCGs mais populares aqui no Brasil. Existia uma característica comum em todos eles que me incomodava profundamente.

Demorou mais de uma década, para eu perceber qual era essa característica, mas descobri: o excesso de monstros e a falta de humanos.

Eu sou Michael Alexsander, antes de criar o Card Game Propósito21, descobri um padrão de insatisfação recorrente no público consumidor dos TCGs populares: a alta carga de fantasia que infantiliza os produtos e não acrescentam conteúdo útil para a vida real.

O dna das histórias super fantasiosas e os personagens de outros mundos se repetiam em todos os principais TCGs. Assumi então, o dever de trabalhar a maior característica que Propósito21 TCG carrega até hoje em seu dna: O apelo realístico com foco na criação de futuros imaginários, aproximando pessoas de propósitos na vida real.


A mecânica é a mesma de Magic: The Gathering

Magic TCG ou Propósito21 TCG

Não, não é, tivemos o máximo cuidado para evoluir a jogabilidade e facilitar o entendimento das regras. Cuidado esse, que Magic: The Gathering nunca terá, propositalmente, uma vez que a persona está bem desenhada e gosta de viver nichada. O nível hard das regras é o filtro que seleciona quem pode participar da comunidade.

Quem jogou MtG e P21 viu que a mecânica dos jogos são similares. Sim, realmente é, não vejo problemas. Como criador, nunca escondi meu apreço pela mecânica de MtG, só precisei modernizar, tornando-a mais fácil e acessível.

Vou fazer uma peneira, sem medo de perder possíveis jogadores e consumidores. Propósito21 não é um jogo para fãs incondicionais de Magic: The Gathering, nem mesmo para os que acham as regras de MtG fáceis. Se você se encaixa em algum desses dois perfis, te adianto, P21 não é pra você.

Como funciona P21, jogabilidade e tipos de cartas

Propósito21, assim como qualquer Trading Card Game, combina cards colecionáveis e jogo de estratégia. Comece sua coleção com um Deck Starter e entre imediatamente no jogo com um deck pronto para duelar.

Assim que aprender a jogar, poderá personalizar seu deck usando cards de boosters, começando com o que acompanha o Deck Starter. Você não sabe quais cards vai encontrar em um booster de Propósito21. Por isso, você começa uma coleção e troca cards com outros jogadores para conseguir aqueles que você quer e ainda não tem.

Print and play

Quarenta cards para imprimir, recortar e jogar
40 cards em pdf do TCG Propósito21 para imprimir, recortar e jogar.

[grátis]

Botão para baixar Print and Play

A parte mais legal de um Trading Card Game é que ele está em constante mudança. Você constrói e personaliza seus próprios decks exclusivos. Por isso, cada partida de Propósito21 que você disputa é surpreendentemente diferente.

Novas expansões de P21 são lançadas algumas vezes ao ano e cada uma delas traz novas maneiras de surpreender seus concorrentes (como são chamados seus adversários).

Propósito21 tem um conjunto de regras próprias, regras que definem o objetivo dos jogadores, os tipos de cartas nele existentes, e a forma como elas interagem. Cada carta representa um elemento do jogo e tem uma caixa de texto que explica seu efeito durante a partida.

Na estrutura do jogo cada carta do deck representa uma ideia a ser implementada. Cada jogador tem 21 pontos em cada uma de suas duas reservas, (Riquezas e Stakeholder) e o objetivo é dobrá-los, ou exaurir os do oponente (concorrente) a fim de eliminá-lo.

Durante a partida as cartas são postas na mesa e representam elementos do jogo. A maioria representam membros sob o comando do jogador, outras são capacitações que fortalecem esses membros e outras são informações que mudam o rumo da partida. Há cartas que alteram as regras iniciais ou que podem ganhar a partida se forem combinadas com outras e postas em jogo.

A característica fundamental na mecânica do jogo é o Gerenciamento de Recursos. Em Propósito21 todas as cartas têm um custo para serem postas na mesa. Para pagá-lo existem as moedas de troca que devem ser baixadas antes a fim de pagar este custo.


Um pouco da História da Sociedade Real P21

Personagens da Sociedade Real P21

Em Propósito21, você faz parte do seleto grupo de players do mercado, além de ser uma personalidade, que forma opiniões difundindo conceitos na Sociedade Real P21 — os gurus, ou mentores. Arrastam uma multidão de adeptos interessados em propagar seu propósito — os Stakeholders.

Assim como na Sociedade Paralela (a vida real) existem os Gurus do bem e os Gurus do mal. Alguns são amigos e só querem produzir suas riquezas e gerar Stakeholders em paz, outros são inimigos e querem acabar com as reservas adversárias.

Todos administram seus planos de ação com recursos e ferramentas, além de liderar equipes de membros dedicados a trabalhar e produzir os mais variados pontos de reservas em busca de seu propósito vital.

O seu deck de cards representa todos os recursos do seu projeto. Ele contém suas moedas de troca, capacitações, informações e os membros que serão mandados ao mercado sob seu comando para produzir por você.

Personalize seu próprio deck de Propósito21 e desafie seus amigos para ver quem tem o propósito mais surpreendente!

Banner para baixar Print and Play
Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.