O que é TCG, saiba tudo sobre Trading Card Game

16 Jul 2019 por Michael

É um jogo de cartas colecionáveis, conhecido pela sigla em Inglês TCG, Trading Card Games. São jogos de estratégia nos quais os participantes criam baralhos de jogo personalizados, combinando estrategicamente suas cartas à seus objetivos.

Jogo de estratégia com cartas colecionáveis

A origem do Trading Card Game

Antes dos TCGs, o mercado de jogos alternativos era dominado pelos RPGs (role playing games), em especial Dungeons & Dragons.

Foi quando os estudantes Richard Garfield e Mike Davis tiveram uma ideia para um jogo de tabuleiro chamado RoboRally e apresentaram para a Wizards em 1991, mas a Wizards não tinha os recursos para fabricá-lo e pediu a Garfield para fazer um jogo que iria pagar a criação de RoboRally.

Este jogo teria que exigir o mínimo de recursos para montar e apenas 15 a 20 minutos para jogar. Fã de Dungeons & Dragons, Garfield então resolveu pegar um antigo projeto seu, "Five Magics", um jogo de cartas inspirado na mecânica do jogo de tabuleiro Cosmic Encounter, os dois projetos resultaram em Magic: The Gathering.

Magic: The Gathering, foi o primeiro jogo a apresentar o conceito moderno de cartas colecionáveis. Hoje, trinta anos depois, com o sucesso comercial de Magic: The Gathering, são lançados anualmente dezenas de TCGs, a maioria com baixa repercussão e aceitação popular. Dentre os mais difundidos estão Pokémon TCG, Yu-Gi-Oh! TCG e Propósito 21.

Vale ressaltar que Magic: The Gathering, Pokémon TCG e Yu-Gi-Oh! TCG são jogos fantasiosos, já Propósito 21 é um simulador de realidade futura, com grande carga educacional e preparação para a vida.


Por que devo jogar Trading Card Game

Brincar é bom, ajuda a deixar de lado a pressão da vida real. Jogar é melhor ainda, te faz vivenciar de forma intensa e comprometida uma emulação da vida real, sem perder o prazer e o caráter divertido do brincar.

O motivo técnico para começar a jogar TCG parece contraditório. Num mundo cada vez mais tecnológico, as competências sociais e emocionais tornam-se mais importantes e fundamentais para as pessoas.

Mais do que a capacidade de usar um equipamento eletrônico ou um app, saber se relacionar com pessoas, comunicar e se adaptar às circunstâncias diversas é o diferencial no desenvolvimento da carreira, da família e do espírito.

Estudos já comprovaram que as competências socioemocionais são as maiores impulsionadoras de realizações ao longo da vida.

A boa saúde, o bem-estar pessoal e a prosperidade são resultados do desenvolvimento das competências socioemocionais, já que ela é a base de todo o processo de aprendizagem.

Como o card game modifica seu cérebro e sua realidade

Cérebro sendo modificado pelo Card Game
Desenhamos o infográfico mais didático da internet, com todas as explicações científicas.

[infográfico]

Botão para download do infográfico mudar realidade
Partida de Card Game

Evidências de benefícios foram percebidas no trabalho com jogos de raciocínio como ferramentas mágicas no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas.

Em 2017, a 4ª Turma do TRF da 3ª Região passou a tratar jogos de cartas colecionáveis como livros, dada sua contribuição no repasse de conceitos e conteúdo educacional, tornando-os isentos de PIS e COFINS, o que o fez mais acessível e democrático.

Tudo isso já é motivo, mais que suficiente, para começar a jogar Trading Card Game imediatamente, mas serei ainda mais específico quanto às habilidades que serão desenvolvidas, veja o quadro que preparei.


Quais habilidades serão desenvolvidas jogando TCG

Jogar Trading Card Game, além de divertir e fomentar a socialização, ativa e desenvolve habilidades socioemocionais: responsabilidade, controle da impulsividade, auto avaliação, autoconfiança e autoestima.

Em cada rodada de uma partida de TCG é fundamental planejar ações, superar limites pessoais e aprender com os erros, isso aciona a cognição e as emoções.

Ler e interpretar regras, resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, cooperar, resolver conflitos, competir de forma saudável, melhorar a comunicação interpessoal, lidar com as emoções de ganhar ou perder, são também habilidades desenvolvidas ao jogar um TCG.

Veja agora a tabela com todas as habilidades desenvolvidas jogando P21:

Tabela das habilidades desenvolvidas com o Trading Card Game Propósito21
Tabela das habilidades desenvolvidas com o Trading Card Game Propósito21 - MicAof 2020

Como começar a jogar TCG

O modelo de venda das cartas costuma seguir o padrão estabelecido pelo maior player do mercado mundial, Magic: The Gathering. As cartas são comercializadas em baralhos e envelopes (decks e boosters em inglês). Os decks costumam ter de 40 a 50 cartas e os boosters de 5 a 13.

Na maioria dos TCG cada jogador edita um baralho de jogo (deck) contendo de 40 a 60 cartas. As cartas não são fixas e podem ser trocadas do baralho entre uma partida e outra, ou entre os próprios jogadores, porque cada um tem seus próprios objetivos no jogo.

Em cada partida os baralhos são embaralhados e cada jogador começa com uma mão inicial e vai comprando mais cartas no desenrolar da partida.


Como funciona o P21, a melhor porta de entrada para o universo TCG

Os jogos de estampas ilustradas como Propósito21: Trading Card Game, combinam cards colecionáveis e jogo de estratégia. Comece sua coleção com um Deck Starter e entre imediatamente no jogo com um deck pronto para duelar.

Assim que aprender a jogar, poderá personalizar seu deck usando cards de boosters, começando com o que acompanha o Deck Starter.

Você não sabe quais cards vai encontrar em um booster, a curiosidade e a surpresa fazem parte do processo. Assim você começa uma coleção e troca cards com outros jogadores para conseguir aqueles que você quer e ainda não tem. Saiba tudo sobre P21 aqui...

Banner para download do infográfico mudar a realidade
Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.