Como usar Estoicismo com Mindset para mudar o mundo

02 Nov 2019 por Michael

Vou descrever dois conceitos que integram nossas vidas reais e nossas histórias contadas em cada mesa de Propósito 21.

O propósito é fazer do jogo um aprendizado com foco na tomada de decisão. Tomar decisões não é fácil, tomar decisões acertadas é ainda mais difícil.

Ao entender esses dois conceitos, Mindset e Estoicismo, conseguiremos nos abster do externo para facilitar a análise dos acontecimento, e então criar soluções concretas para tomar decisões acertadas.

Zenão de Cício e Crisipo de Solunte, fundadores da doutrina Estoica.
Zenão de Cício e Crisipo de Solunte, fundadores da doutrina Estoica

O Estoicismo explica como mudar o mundo

O Estoicismo é uma doutrina filosófica que, basicamente, defende a seguinte ideia: a nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.

Nenhum acontecimento é intrinsecamente bom ou ruim: isso é definido apenas através da nossa percepção. O evento em si, e a história a qual contamos a nós mesmos sobre o significado desse evento são diferentes.

Um exemplo real: a crise econômica no Brasil é esse evento. A crise está aí, você não tem o poder de mudá-la. Contudo, você pode mudar sua percepção sobre ela.

Enquanto algumas pessoas e empresas simplesmente transferem a responsabilidade do sucesso ou fracasso para a condição econômica, várias outras utilizam o estoicismo – mesmo sem saber – e conseguem encontrar oportunidades nos obstáculos e crescer, apesar da crise.


Meu Mindset configura a mudança do mundo

Mindset é mente configurada para mudar o mundo

Traduzindo ao pé da letra, Mindset significa "mente configurada", ou configuração da mente. Conrado Adolpho compara nossa mente com um computador que possui vários softwares, alguns são bons, outros são ruins. Usamos um software de acordo com a demanda externa, no momento que achamos necessário.

Os americanos adotam a terminologia mindset para representar a visão padronizada como percebemos e julgamos as coisas ao nosso redor, o que por sua vez norteia nossas ações no dia a dia.

A visão que cada pessoa tem do mundo é baseada na interpretação de um mapa formado pelas suas crenças e valores.

Para a Doutora em psicologia Carol Dweck e autora do famoso livro Mindset: how you can fulfil your potential, mindset deve ser entendido como o poder das crenças das pessoas. Elas podem ou não estar conscientes de suas crenças, mas elas afetam fortemente o que queremos e se vamos - ou não - ser bem sucedidos em conseguir o que queremos.

Se unirmos os conceitos de Estoicismo e Mindset, o raciocínio nos mostra que mudar as crenças pessoais, mesmo as mais simples, pode trazer profundos efeitos ao mundo.


A ciência confirma como mudar o mundo

A ciência confirma como mudar o mundo

Não quero que entendam esses conceitos apenas como crenças, a questão é mais científica do que imagina.

A física quântica confirma que a mudança externa – a realidade que enxergamos – é produto do nosso interior, de acordo com o que pensamos.

Quando pensamos, a sinapse se aproxima para diminuir a distância que o impulso elétrico precisa percorrer. Dessa forma, o cérebro tem a capacidade de criar conexões com base em tudo que ele “pensa” muitas vezes, alterando a sua forma física para facilitar a transmissão do pensamento. Então se temos um pensamento recorrente, fica mais fácil e mais provável que ele aconteça novamente.

Perceba a importância de observarmos nossos pensamentos, pois eles irão criar a realidade no interior da nossa mente e farão nossa atenção se direcionar para fatos e acontecimentos similares ao que percebemos internamente.

Não tente controlar seus pensamentos, isso não é possível. A solução é educar seus pensamentos. Leitura, filmes, séries, boa conversa e oração ajudam a educar seus pensamentos, mas nada é mais eficiente que praticar a construção de bons pensamentos.


Como praticar a construção de bons pensamentos

Como praticar bons pensamentos

Como o card game modifica seu cérebro e sua realidade

Cérebro sendo modificado pelo card game
Desenhamos o infográfico mais didático da internet, com todas as explicações científicas.

[infográfico]

Botão para baixar infográfico mudar realidade

A solução mais eficaz já testada são os jogos. Mas não é qualquer jogo, os bons resultados vem de simuladores da vida real.

O Trading Card Game Propósito 21 é o maior simulador de realidades futuras, já testado no Brasil. Possibilita sensações e testes de possíveis futuros para uma vida real.

Uma vez satisfeito com seu propósito no jogo, a tendência é ser replicado – na vida real – já que foi saboreado, e internalizado em pensamentos, tornando essa realidade, mesmo que futura, mais próxima e provável.

Pensamentos direcionados por propósitos despertam a vontade interior de agirmos em busca da conquista dos nossos sonhos. Conheça o TCG Propósito 21

Banner para baixar o infográfico e mudar a realidade
Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.