O que é Print and Play: Como Jogar Grátis?

11 Fev 2021 por Michael

Principalmente nos anos de 2020 e 2021, com a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia do Coronavírus, os jogos p&p se popularizaram no Brasil como sendo a principal válvula de escape e entretenimento em casa, e em família.

O que é um jogo Print and Play

A tradução livre já explica a prática do jogo print and play, jogo para imprimir e jogar, também conhecido como PnP, p&p ou print & play. Uma versão de um jogo em que se imprime cartas, personagens, cenários, tabuleiro, regras e outros itens para jogar o jogo em casa.

Alguns jogadores gostam de ter seus jogos impressos profissionalmente, por isso buscam gráficas rápidas ou tradicionais, enquanto outros usam simplesmente a impressora de casa a jato de tinta e tesoura.

Print and Play “Raiz”

Os jogos PnP podem entrar no mercado por duas portas principais:

  • Projetado fundamentalmente para imprimir e jogar; e

  • Adaptado de um jogo já publicado no formato físico.

Os jogos Print and Play considerados “raiz”, não são publicados em formato físico. Assim sendo, os componentes e as regras são disponibilizados, única e exclusivamente, em formato digital, e os jogadores devem baixar, imprimir, recortar e montar por conta própria. Freqüentemente, alguns componentes adicionais - não imprimíveis - também são necessários, como caneta, dados, moedas, grãos marcadores, bloco de notas e calculadora.

Atenção: Arquivos digitais que contem apenas livros de regras (e encartes de referência), mas não utilizam nenhum componente, não podem ser vinculados na categoria Print and Play, devem ser considerados RPG’s digitais por essência.

Quem joga Print and Play

Os jogos de print and play são populares aos seguintes públicos:

  • Moradores de regiões onde os canais de distribuição convencionais não são bem estruturados;

  • Estudantes de design gráfico e game designers;

  • Pessoas sem dinheiro para comprar o jogo original;

  • Beta Testers que gostam de jogar durante o processo de criação do jogo, e com isso contribuir com o desenvolvimento do mesmo;

  • Criadores de jogos independentes;

  • Colecionistas e entusiastas do Board Games, Card Game e RPGistas.

Como jogar um Print and Play

Os games Print & Play atendem a duas demandas principais: imediatistas e/ou fãs do “faça você mesmo”.

Principalmente nos anos de 2020 e 2021, com a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia do Coronavírus, os jogos p&p se popularizaram no Brasil como a principal válvula de escape e entretenimento em casa, e em família.

Existem muitos jogos Print & Play disponíveis na internet e, muitas vezes, gratuitamente, mas poucos estão em português e quase nenhum é brasileiro. O trading card game P21 está disponível para Print and Play em português, em PDF.

O que preciso para imprimir e jogar

  • 1 impressora, tinta e papel;

  • 1 tesoura para cortar cartas, fichas, tabuleiros e outros;

  • Card sleeve para proteger as cartas (não obrigatório);

  • Dados, em alguns casos;

  • O papel adesivo também é útil para situações em que você precise imprimir faces personalizadas para cobrir dados;

  • Dedicação, paciência e tempo extra para cortar e montar.

Trading Card Game: a experiência e a prática do Print and Play Raiz

Solicite uma demonstração do tcg P21

Três cartas do card game P21
1. Como desenvolver habilidades reais2. Montagem de um Deck completo3. Simulação de uma partida completa4. Como ganhar dinheiro com P21

[vídeo-demo]

Botão para solicitar demonstração do card game P21

O termo é muito frequente no mundo do TCG: Trading Card Game, devido ao grande número de pessoas que pegam imagens de jogos na internet (cartas, personagens, cenários, fichas, marcadores e outros) para criar versões caseiras de determinados games.

Muitos o fazem para testar um jogo antes de comprar, outros porque querem jogar o game e o mesmo não está disponível ou – simplesmente – porque estão sem dinheiro e optam por fazer em casa com os recursos que tem.

Vale frisar que o PnP também é uma mão na roda para quem trabalha com game design de jogos analógicos. Muitos game designers disponibilizam versões PnP de seus protótipos para teste na internet.

Existem amantes do hobby que possuem verdadeiras coleções de jogos feitos em casa a partir de imagens da internet. Uma galera que, inclusive, fez um hobby dentro do hobby (um meta-hobby!), já que além da diversão de jogar também existe a diversão em pesquisar e estudar as imagens, montar e editar usando um software no computador, imprimir, cortar, colar e montar o jogo como se fosse uma peça de arte (com direito a customizações e muitos improvisos criativos).

Jogar um game P&P é a mesma coisa que jogar o original?

Em determinados nichos, comprar um deck de um trading card game original que custa 50 reais ou jogar a versão “faça você mesmo” que custou 5 reais, não interfere na experiência. Para esses jogadores, o objetivo é desenvolver questões mecânicas do jogo e, se os componentes estão “desconstruídos”, melhor ainda.

Outros nichos valorizam a “experiência da jornada de consumo”, desde buscar pelo deck ideal, fazer o pedido, acompanhar a entrega pelo app, receber a encomenda pelos correios, abrir a caixa, destacar as peças, sentir o cheiro dos componentes, ler o manual impresso e, principalmente, ter a consciência de que aquele produto custou muito caro.

Há quem não aceite jogar um Print and Play de um Card Game que exista no mercado. Ou jogam o TCG original ou não jogam.

Nesse cenário de múltiplos nichos e personas é possível notar que há diversas oportunidades de estudo comportamental e experiências com o Trading Card Game. Desde abrir um Deck surpresa até sleevar cada novo card - ou simplesmente - produzir de maneira artesanal, recortar, montar e jogar. Percebemos que “experiências” são gozadas em diferentes formatos.

Que tipo de experiência você busca nos jogos analógicos?

Você sabia que é possível ganhar dinheiro jogando Card Game?

Reflita sobre seu valor de experiência:

  1. Jogar xadrez com pecinhas de papel colocadas em tampa de garrafa PET é igual jogar num tabuleiro de madeira com peças esculpidas em metal?

  2. Jogar Magic: the Gathering com as cartas originais ou com cartas impressas numa impressora de casa é a mesma coisa?

Você será sincero em sua resposta, pois ela será para você mesmo. Ao responder, recomendo que opte por uma das opções abaixo:

  1. Baixar Print and Play do TCG Propósito21 Grátis

  2. Comprar um Deck Vermelho original do TCG Propósito21 (combo promocional aqui)

Games digitais x Pirataria x Cultura do Colecionismo x Apelo Capitalista

O mercado de games digitais é muito eclético e as personas infinitas. Alguns jogos digitais estão preparando versões Print and Play para disponibilizar de forma gratuita aos seus consumidores. O intuito é fomentar a socialização e o trabalho em equipe presencial.

Muito se engana quem trata o Print and Play como pirataria, ele está naturalmente definido como “faça você mesmo”, já que o orgulho em destacar a auto criação é o ponto mais forte da prática p&p.

A cultura do colecionismo pode ser implementada à prática do print and play caso o processo de confecção seja visto como prazeroso, daí fatalmente, a prática tende ao vício gostoso e saudável.

Alguns TCGs, possuem forte apelo comercial e capitalista. Aos jogadores profissionais, que buscam evolução e reconhecimento, gastar muito dinheiro é o único caminho. Aos amantes do "for fun", recomendo experimentar o print and play do seu TCG favorito. Busque aquele card tão cobiçado e faça um print and play saudável.

Técnica, Ferramentas e Materiais para Produzir seu Print and Play

Para fazer seus próprios jogos existem alguns princípios básicos. A técnica e as ferramentas de corte devem ganhar atenção se você pretende resultados com qualidade.

Embora seja verdade que uma mão firme e uma tesoura afiada sejam suficientes, muitas vezes os materiais a serem cortados são mais grossos do que o normal ou feitos de materiais mais duros. Além disso, é muito mais difícil conseguir uma boa aparência profissional com uma tesoura à mão livre.

Existem basicamente três ferramentas para obter cortes retos decentes: uma régua de metal, uma faca estilo navalha (ou estilete rígido) e uma tábua de corte. Esse trio de ferramentas usadas da maneira correta trarão cortes de extrema qualidade.

A tábua de corte

Certifique-se de que sua superfície de corte seja feita de um material que resista aos seus cortes. Recomendo usar uma grande tábua de plástico grosso. O material cede o suficiente para não desgastar as lâminas rapidamente.

Embora muito recomendada em diversos tutoriais, não use superfícies de vidro, a menos que queira trocar a lâmina a cada dois cortes

Não sugiro cortar diretamente em suas mesas ou bancadas, a menos que não se importe com as marcas de corte que ficarão sobre a superfície.

Destreza Manual

Pode ser difícil manter a régua no lugar em cortes mais longos, portanto paciência e firmeza serão necessários.

Manter a lâmina corretamente posicionada contra a régua também não é tarefa fácil, muitas vezes vai perceber a lâmina se afastar da régua, deixando o corte não tão reto.

Recomendamos cortar folhas individualizadas. Ao cortar múltiplas folhas “empilhadas” o resultado será desastroso, uma vez que cada folha recebe a lâmina do estilete em posições desalinhadas, criando peças diferentes, que provavelmente deveriam ter as mesmas dimensões.

Materiais de impressão

A qualidade, espessura, textura e dimensões do papel que deve escolher para imprimir dependerá da peça que deseja imprimir.

Ao imprimir simplesmente as regras de um jogo, o papel sulfite padrão A4 já é o suficiente.

O papel cartão médio ou couchê 180 ou 250 gramas, é recomendado na impressão de cartas, pois a gramatura mais espessa facilita a colocação dos cads sleeves.

Temos sempre a opção da popular cartolina escolar, geralmente na faixa de 90 ou 110 gramas. É a melhor opção para cenários e tabuleiros de maior dimensão. Ela fica bem plana e não se move tanto quanto o papel comum.

Principais definições dos formatos de papel da série A

  • O comprimento dividido pela largura é igual a 1,4142 (√2);

  • O tamanho A0 possui área de 1m²;

  • Cada tamanho subsequente A(n), em que n é o número do formato, dá-se como A(n-1) dobrando o tamanho paralelo aos lados curtos.

  • Quanto maior o número n, menor é o tamanho do papel. Da mesma forma, quanto menor o número n, maior é o tamanho do papel.

Tamanhos de Papel

  • A6 = 148x105mm

  • A5 = 148x210mm

  • A4 = 210x297mm (o mais conhecido e popular)

  • A3 = 297x420mm

  • A2 = 420x594mm

  • A1 = 594x841mm

  • A0 = 841x1189mm

Impressoras

Existem duas categorias de impressoras que a maioria das pessoas usam para imprimir seus jogos. O mais comum é uma impressora jato de tinta. A principal vantagem das impressoras jato de tinta é que geralmente são baratas. A desvantagem é que eles exigem recargas de tinta frequentes se você estiver fazendo uma grande quantidade de impressões.

As impressoras a laser são o outro tipo principal de impressora que as pessoas usam. Embora o custo da impressora em si seja geralmente mais caro, assim como o toner, o custo geral por impressão é geralmente menor com impressoras a laser. As impressoras a laser costumam ter uma impressão de alta qualidade, embora você frequentemente precise se certificar de que o material em que está imprimindo funcionará com uma impressora a laser.

Sua decisão sobre as impressoras realmente dependerá de quanta impressão você planeja fazer. Se você pretende fazer impressões pouco frequentes, um jato de tinta provavelmente será suficiente. Se você planeja fazer grandes quantidades ou planeja usá-la para fazer muitos protótipos, você deve considerar uma impressora a laser.

Ao imprimir, verifique se a opção 'Escala de página' está definida como 'Nenhum'. Se a sua impressora não tiver essa configuração, escolha 'Tamanho real' ou defina o tamanho da página como 100%. Isso garantirá que as cartas sejam impressas no tamanho ideal.

Impressoras 3D

Com as impressoras 3D, você pode imprimir peças 3D de plástico de cores diferentes. Isso aumenta as possibilidades do Print and Play para o mesmo nível dos jogos oficialmente distribuídos. Atualmente você pode obter uma impressora 3D razoável por cerca de 2.000,00 reais.

Baixe agora mesmo o melhor Print and Play brasileiro grátis

O Trading Carg Game Propósito21 disponibilizou 40 cards em pdf para imprimir, recortar e jogar. Aproveite!


Baixar PDF do TCG Propósito21 →

Conhecer mais sobre o TCG Propósito21 →

Ver vídeos Tutoriais do TCG Propósito21 →

Retirar cupom de 50% de desconto em P21 →

Banner para solicitar demonstração do card game P21
Autor
Michael AlexsanderGame Designer, Empreendedor Serial e Growth Hacker focado na criação de um algorítimo de crescimento para as habilidades sociocognitivas dos brasileiros. Acredita que todo brasileiro pode e deve ter um Propósito.